Loading...
Hi, How Can We Help You?
  • Telefone: (11) 9 9964-7184
  • Email: adm@rodrigueslaurindo.adv.br

Blog

Instituição Sindical

A desconstrução da ação coletiva é uma campanha recorrente feita pelos grupos de poder no Brasil atual e suas ações são sistemáticas . As críticas à ação sindical no País ou no exterior vão em defender uma ideia de que os sindicatos são incapazes de perceber as alterações no mundo do trabalho. É fato que na verdade é uma ideia delirante neoliberal do capitalismo cujo objetivo é eliminar o espaço à instituição sindical e ter o caminho suave na exploração do trabalhador. Em tempo de Pandemia, esse intento mostra as sequelas que geram para os que exercem a força no trabalho.
Ao discorrer sobre o contexto da pandemia nos EUA, o prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, ressaltou a importância dos sindicatos no combate da crise sanitária apontando que onde havia a entidade de defesa do trabalhador, havia mais mais máscaras, mais equipamentos de proteção individual.
Na visão de Stiglitz, essas experiências bastam para mostrar a importância, o papel crítico que os sindicatos desempenharam na gestão da crise sanitária. Ele ainda analisou as consequências do desemprego na Pandemia, apontando a aceitação dos trabalhadores aos cortes e as dificuldades do processo de negociação coletiva. Para ele, nesse cenário, a única proteção contra esse tipo de exploração são os sindicatos.
Hoje, no Brasil e no mundo, a luta do movimento sindical é enorme, além das batalhas diárias para se defender o direitos dos trabalhadores, todos os dias vemos o coronavírus tirar a vida de inúmeros dirigentes sindicais, enfraquecendo a representação. Mas o País é na sua maioria de trabalhadores, sempre surgirá novas lideranças, e há a garra de manter as que existem.
Os trabalhadores jamais devem se esquecer de que os direitos conquistados para os trabalhadores foram frutos das lutas sindicais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*